Na maioria das vezes queremos ter a razão. Será que estamos certos ou errados?
Antes de falar diretamente da preferência no trânsito vamos começar pelas recomendações gerais e obrigatórias.
Deveres do condutor
- Ter pleno domínio do seu veículo a todo momento, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis a segurança no trânsito;
- Verificar a existência e as boas condições de funcionamento do equipamento de uso obrigatório;
- Certificar-se de que há combustível suficiente para percorrer o percurso desejado.
No trânsito: Quem tem a preferência?
Atenção aqui. Em vias nas quais não sinalização específica terá a preferência:
- Quem estiver transitando pela rodovia, quando apenas um fluxo forproveniente de auto-estrada;
- Quem estiver circulando uma rotatória; e
- Quem vier pela direita do condutor, nos demais casos.
Fácil, não? Mas lembre-se: em vias com mais de uma pista, os veículos mais lentos têm a preferência de uso da faixa da direita. Já a faixa da esquerda é reservada para ultrapassagens e para os veículos de maior velocidade.
Mas as regras de preferência não param por aí. Também têm prioridade de deslocamento os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização de trânsito e as ambulâncias, bem como veículos precedidos de batedores. E a prioridade se estende também ao estacionamento e parada desses veículos.
Mas há algumas coisas a observar. Para poder exercer a preferência, é preciso que os dispositivos de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente — indicativos de urgência — estejam acionados. Se for esse o caso:
- Deixe livre a passagem à sua esquerda. Desloque-se à direita e até mesmo pare, senecessário. Vidas podem estar em jogo;
- Se Você for pedestre, aguarde no passeio ao ouvir o alarme sonoro. Só atravesse a ruaquando o veículo já tiver passado por ali.
Deixe um comentário