Manutenção, reparos e funcionamento
O sistema de freio do veículo é essencial para garantir a segurança nas ruas, avenidas e estradas, por isso o motorista deve ficar sempre atento a seus componentes, que devem ser trocados antes de perderem a eficácia e provocarem acidentes. A manutenção preventiva deve ser feita em uma oficina de confiança para a revisão de discos, pastilhas, lona, tambor traseiro e fluido hidráulico.
Sinais indicam que o sistema de freios pode estar com defeito.
Quando o carro demora a frear, ele pode ter algum problema de aderência entre as pastilhas e discos ou entre a lona e o tambor ou ainda desgaste de discos e de superfície de pastilhas. A suspensão, o estado de conservação dos pneus e até as condições das estradas e ruas também influenciam no coeficiente de atrito no momento da frenagem. Outro sinal é o pedal duro, geralmente, provocado por vazamento do servo-freio, que tem a função de multiplicar a força do pedal. É importante verificar também o fluido de freio já que o seu nível só baixa em caso de vazamentos.
Sistema Freios ABS
Em uma situação de emergência, a reação instintiva é pisar no pedal do freio com toda a força. Em um sistema de freio normal, isso pode acarretar o travamento das rodas e a perda do controle direcional. Foi para evitar isso que surgiu o sistema de freio antitravamento, mais conhecido por ABS (Anti-lock Braking System).
No sistema ABS (freio antitravamento) é simples. É como se o motorista ficasse pisando no freio inúmeras vezes a fim de evitar o travamento das rodas. Mas isso vai contra a reação natural do motorista, que é pisar forte e manter o pé no pedal. Então o sistema de freio ABS faz isso.
Componentes Sistema de Freio
- Discos de Freios;
- Pastilhas de Freio;
- Pinças de Freio;
- Flexível de Freio;
- Cilindro Mestre;
- Servo-Freio;
- Cilindro de Roda
- Sapata do freio;
- Lonas;
- Tambores;
- Cabo do Freio de Estacionamento;
- Reservatório do Fluido de Freio;
- Fluido de Freio.