Principais peças, reparo e manutenção
O propósito do motor automotivo é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O motor é conhecido como máquina térmica, de combustão interna ou explosão. O processo inicia quando o combustível queima dentro do motor, gerando movimento.
O motor divide-se em três partes fixas
- Cabeçote: nele estão situadas as válvulas, o eixo de comando de válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição.
- Bloco: é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada.
- Cárter: é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo.
Peças móveis
As peças móveis são aquelas que se movimentam no interior do bloco, impulsionadas pela explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.
- Êmbolo ou pistão – peça acoplada à biela e que se desloca no interior do cilindro;
- Pino de êmbolo – sua função é ligar o pistão à biela;
- Biela – liga o pistão à árvore de manivelas ou virabrequim;
- Virabrequim ou árvore de manivelas – coordena os tempos do motor e é ligada ao volante do motor;
- Volante – peça que liga o motor ao sistema de transmissão.
4 tempos ou “ciclo de otto”
1º tempo: admissão – é o momento em que a mistura de ar e combustível é sugada para dentro do cilindro (o pistão está descendo);
2º tempo: compressão – as válvulas de admissão e escapamento estão fechadas, o pistão agora está subindo comprimindo a mistura.
3º tempo: explosão – este é o tempo em que a mistura se inflama, a vela de ignição gera uma faísca e ocorre a explosão, empurrando o pistão para baixo.
4º tempo: escape ou descarga – o último tempo para completar o ciclo: o pistão sobe e a válvula de escapamento se abre, por onde são liberador os gases e a fumaça gerados durante a queima do combustível.