Serviços especializado com qualidade
Pintura automotiva exige mão de obra qualificada e equipamento específico. E em se tratando de carro, a pintura não é tão simples como passar um pincel com a tinta na lataria. O melhor a fazer é levar o veículo até uma oficina de confiança e ficar atento a alguns cuidados.
Importante verificar se a tinta utilizada é de qualidade. Uma vez que produtos de marcas duvidosas podem se desgastar em pouco tempo. A qualidade do verniz também deve ser analisada com cautela. No mercado há tipos de verniz que duram até dez anos e outros só um.
Outro cuidado importante na hora de pintar o carro é certificar-se de que o local em que isso será feito é apropriado para o serviço. O ambiente tem que ser apropriado para evitar que qualquer poeira grude no carro. É importante destacar que se a sujeira ou o pó grudarem no veículo durante a execução do serviço, o resultado final poderá ficar comprometido e com imperfeições.
Cabine de pintura
A cabine de pintura, conhecida em algumas regiões como estufa ou câmara de pintura, é um equipamento utilizado para obter qualidade e agilidade no processo de pintura de automóveis, peças e outros.
Esse equipamento impede que ciscos ou poeiras presentes no ambiente assentem sobre a peça conferindo qualidade muito superior à pintura. Como também impede que os resíduos de tinta pulverizada no processo de pintura sejam dispersos no ambiente poluindo o ar.
Entendendo o passo a passo da pintura automotiva
Preparo da superfície
Cada tipo de superfície exige uma preparação diferente: se for aplicar a tinta sobre uma superfície que já possui tinta é uma preparação. Se a superfície está lixada, é outra. E, se a peça é nova, os cuidados são diferentes.
Esta fase de preparo da superfície é muito importante para dar aderência ao material que será aplicado. Durante a aplicação da massa é importante não deixar marcas de lixa: elas estarão presentes até o final do processo e evidenciarão que o carro sofreu uma repintura.
Depois da aplicação da massa, será necessário remover toda e qualquer impureza como gorduras, poeiras, produtos químicos derivados de petróleo. A superfície tem que estar absolutamente seca, limpa e lisa.
Aplicação do primer
Essa parte é importante para proteger a chapa e facilitar a aderência da tinta. Nas fábricas, ele é aplicado submergindo a carroceria em um grande tanque, para que nenhum ponto fique descoberto. Nas oficinas isto é feito através da pistola de pintura e exige muita atenção para cobrir igualmente toda superfície da chapa.
Acertar a tinta
A tinta que a loja vende nem sempre é igual a do seu carro: não basta pegar o nome ou o código da cor, será preciso acertar a tonalidade. Para ajustar a cor, precisa-se de um colorista, que é profissional especializado. Ele pegará uma peça do seu carro como amostra, a tampa do tanque de combustível, por exemplo, e, baseado nela, fará uma mistura com pigmentos de outras cores, objetivando igualar a tonalidade original. Isso evita que seu carro fique com duas cores ou uma peça mais clara que a outra..
Verniz
Não pense que o verniz vai esconder algum defeito que tenha ficado dos processos anteriores. O verniz não esconde nada, ele apenas protege e dá brilho, portanto, se algo saiu errado na pintura, é melhor esperar secar, lixar e começar tudo novamente.
Existem vários tipos de tintas e vernizes com aplicações e secagens diferentes, e a mistura e diluição deste só com profissional qualificado. Lembrando que estes produtos não são baratos e, para aproveitar a qualidade do material, é preciso seguir à risca as informações do fabricante.