Veja quais são os principais problemas e como corrigi-los.
O motor de partida (motor de arranque), tem o objetivo de colocar em funcionamento o motor de combustão do veículo, já que o mesmo não possui força própria para começar a girar.
Ele é acionado eletricamente com ajuda da bateria, transformando a energia elétrica em energia mecânica, impulsionando o motor para a partida e garantindo um torque inicial elevado.
É formado, basicamente, por uma carcaça de aço em formato cilíndrico, com mancais nas extremidades que apoiam o induzido – um conjunto de lâminas cilíndricas que giram e têm ranhuras axiais. No mancal, do lado do coletor, está localizado o porta-escovas. As escovas são tensionadas por molas especiais contra os coletores do induzido, transmitindo a corrente elétrica. Na parte externa do mancal está o pinhão, empurrado por um garfo ao comando da chave magnética.
A diferença entre os motores de partidas para motores ciclo Otto e Diesel é a capacidade (potência).
Manutenção
Por sua concepção e funcionamento, o motor de arranque não apresenta danos, principalmente em veículos novos. É um componente que funciona somente na hora da partida e depois não trabalha mais. Em compensação é o maior consumidor de bateria, já que trabalha sem a ajuda do alternador.
Uma dica é tomar cuidado na hora da partida, não esquecendo de voltar a chave à posição inicial e não forçar se o carro não pegar. Passar mais de 10 segundos forçando o 2ª estágio da chave na ignição gera muito esforço e superaquecimento, favorecendo a queima do induzido e seu campo.
Outro erro do proprietário é acionar a chave quando o motor já está ligado. Isso gera sobre rotação, trazendo danos para todo o conjunto. Batidas ou pancadas na carcaça causam avarias e mau contato.
Como detectar os defeitos
Se o motor não pegar ao dar a partida, o mecânico deve checar outros itens como: bobina, combustível e ignição. Pois problemas na linha de combustível e de ignição do veículo, são os mais comuns de ocorrerem. O mais importante é que saiba detectar se o problema é realmente no componente.
Um motor de partida utilizado na aplicação correta pode ser substituído por outra marca, mas os componentes internos devem ser do mesmo fabricante. Existem casos onde é possível usar uma peça remanufaturada da própria fábrica.