Sistema injeção eletrônica, manutenção e conservação.
Os veículos modernos dispõem de um sistema eletrônico cujos componentes vieram substituir os carburadores, a chamada injeção eletrônica. Uma central eletrônica recebe informações de sensores e atuadores distribuídos pelo motor e componentes do carro. Com isto gerencia a frequência e quantidade de combustível a ser injetado na câmara de combustão do motor.
Devido a sua complexidade, o Sistema de Injeção Eletrônica de seu carro somente deve ser manuseado por profissionais. A manutenção preventiva poderá corrigir a formação de carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.
Injeção eletrônica economiza combustível
A injeção eletrônica melhorou o desempenho dos motores, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo a emissão de gases poluentes. Isso é possível porque o sistema de injeção eletrônico permite um controle mais completo e adequado da mistura de ar e combustível que entra no motor. O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e, com base em outros dados gravados em sua memória, envia comandos para diversos atuadores. Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto. A injeção eletrônica também dispensa o uso do afogador, peça rara nos carros hoje em dia.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é importante, já que as peças do sistema eletrônico são bem mais caras que as do sistema carburado. A prevenção também serve para as peças periféricas. Pois velas e cabos com defeito acabam danificando peças mais caras, como os sensores ou a central eletrônica da injeção.
Problemas típicos na injeção eletrônica
Geralmente, quando o sistema de injeção apresenta sinais de ineficiência o motor fica engasgando e com pouco rendimento, a marcha lenta fica irregular, e a potência do veículo diminui.
Prevenção de problemas
Seguir as especificações do manual do proprietário é fundamental. Lá estão informações como a periodicidade em que os bicos injetores, velas e válvulas devem ser limpos e a durabilidade dos filtros de combustível. Uma das principais medidas de prevenção é a limpeza dos bicos injetores, para evitar que sujeiras e resíduos do combustível prejudiquem o funcionamento do sistema. Na hora da manutenção, escolha sempre oficinas especializadas em serviços de injeção. Na dúvida, entre em contato conosco da AUTO REPAR.