Como funciona, cuidados e manutenção
O câmbio mecânico ou manual está presente na maioria dos carros populares. Basicamente, o câmbio, também chamado de transmissão, é formado por um conjunto de engrenagens engatadas individualmente, na qual o condutor regula o torque (quando a transmissão e o motor são desconectados) e a locomoção do carro enquanto dirige. Essas engrenagens que permitem a troca de marchas, como a ré, primeira, segunda e assim por diante.
Quais são as principais pontos negativos e positivos do câmbio mecânico!
Vantagens
- O custo de manutenção é menor quando comparado ao câmbio automático, já que não necessita de um trabalho exclusivo e especializado.
- Veículos que possuem esse sistema são bem mais baratos do que os equipados com o método automático de troca de marchas.
- A caixa do câmbio mecânico permite o uso de vários tipos de marchas, ao contrário do outro. Além disso, o tradicional possui desempenho melhor na estrada.
- O consumo de combustível em carros com câmbio mecânio é inferior a veículos com o câmbio automático, sobretudo em áreas onde o uso da embreagem é frequente.
Desvantagens
- Precisa de manutenção constante, pois as engrenagens ficam desgastadas conforme a utilização do veículo.
- A troca de marchas é necessária sempre. Isso exige muita atenção e habilidade do motorista. Para quem dirige muito e faz longas viagens, pode não ser vantajoso ter que ficar sempre pisando na embreagem e ficar usando a caixa de câmbio conforme a velocidade do carro. O oposto ocorre com o câmbio automático, no qual o motorista pode se preocupar menos.
Dá para trocar o câmbio manual do carro por um automático?
Sim. Mas, segundo especialistas, não compensa. O gasto é grande e exige mão de obra especializada para a troca certa das peças. O melhor é comprar um carro que venha com essa tecnologia do que realizar a troca de um câmbio por outro.